quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

CONSULTA ASTROLÓGICA

um diagnóstico dos traços mais característicos da personalidade

As posições que os planetas tomam no céu no instante de um nascimento formam um desenho muito particular; desenho que, para a Astrologia, tem um significado muito especial pois retrata a maneira única e particular como cada indivíduo procura escrever a sua vida e viver a sua história. O mapa astral é, então, um instrumento de avaliação biográfica: revela as coordenadas de ação que o indivíduo vislumbra para si quando tem que tomar decisões importantíssimas - decisões que necessariamente vão pesar sobre o seu destino a partir de então.

Aliás, cada indivíduo tem uma maneira única e particular de interpretar uma situação qualquer e de reagir a ela, e isto porque cada um observa, sente e lida com a situação de um modo que lhe é bem próprio, movido por uma concepção de vida que boa parte das vezes não reconhece e parece ignorar. Neste contexto, o mapa astrológico surge para conscientizar o indivíduo daquilo que ele mesmo sente que lhe é o mais adequado, ou melhor, daquele modo de vida que quer levar e do qual só tem uma vaga idéia ou que ficou encoberto sob o peso das circunstâncias.

A melhor maneira de compreender um mapa astrológico se dá ao compará-lo a um relógio, que é a escola do tempo e que ensina o fim e o recomeço de um ciclo: assim que um ponteiro completa um círculo para voltar ao lugar de onde partiu, uma fase termina e outra recomeça. No nosso mapa astrológico acontece o mesmo: os planetas fazem um percurso em velocidades diferentes, marcando a todo instante o fim de uma fase e o começo de outra. Sobretudo, em seu percurso contínuo, vão passar exatamente por cada uma das posições em que eles originalmente se encontravam, pondo assim em jogo os diversos componentes de um tema permanente e vital. A vida é bem assim, parecida com essa composição que os músicos chamam de "tema com variações".

No entanto, a Astrologia não nos ensina o fatalismo e, sim, uma coisa muito mais sutil: que não escaparemos ao tema da nossa vida. Isso quer dizer que será uma quimera tentar implantar no meio da nossa vida uma "nova vida", sem nenhum relacionamento com sua vida precedente, partindo do zero. Na realidade, o que poderia se considerar uma "vida nova" logo aparecerá como uma variação simples - ou súbita - do já vivido.

Em sua juventude, o homem não está em condições de perceber o tempo como um círculo, mas apenas como um caminho que o conduz direto para horizontes sempre diversos; não percebe ainda que sua vida contém apenas um tema. Perceberá isto mais tarde, quando a vida compuser suas primeiras variações.


sobre as etapas da análise do TEMA VITAL

O estudo do tema vital é realizado ao longo de 2 sessões, onde:

1) na primeira, assiste-se trechos de um filme de cinema cujo diretor tem um mapa astrológico semelhante ao mapa do cliente, justamente para demonstrar que ambos vêm a vida pelo mesmo ângulo, começando assim a análise daquilo que aqui é chamado de tema vital. É este tema que revela aquela experiência na qual o sujeito vive tropeçando, impedindo que ele progrida e leve a vida adiante. Durante esta análise, avalia-se com cuidado toda a problemática que este tema vital envolve, mostrando não só como este problema se forma mas, também, como ele é resolvido e desmontado. Caso o cliente traga duas fitas cassete consigo, será possível gravar as explicações que se farão. Independentemente disso, será apresentado um laudo por escrito no final do encontro contendo tudo o que de mais importante foi discutido, e que deverá ser lido para a próxima sessão.

2) na segunda, apara-se possíveis dúvidas da sessão anterior e analisa-se as outras incógnitas que fazem parte da equação existencial do sujeito, completando o trabalho e o estudo da sua personalidade pela ótica cognitiva, sendo necessário então que se traga mais duas fitas cassete.

Este trabalho que, em sua totalidade, dura em torno de quatro horas tem um custo de R$ 250,00 e pode ser parcelado conforme a necessidade de ambos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Edil,
Fico imensamente agradecido pelo magnífco trabalho, pois, sendo um frequentador desse tipo de pesquisa e leitura, sei o tempo que dispendeu , em, pelo menos agregar com singular maestria cada passo para concluir de forma notável essa belíssima sustentação psico-filosófica. Parabéns pelo cabeça brilhante de que é possuidor, pela maneira criativa de formatar uma cadeia de temas intrinsecamente ligados e que desaguam numa conclusão que raras vezes, mesmo vindo dos grandes articulistas do mundo da psiquê, pude ler.
Não sei se o título faz referência direta a mim, pois se sou assim, devo ter percebido de alguma forma ,mas, apesar de tudo o quanto pude acessar até hj, e sobre todos os temas que vc abordou já me aventurei em incursionar por eles, jamais teria feito uma ligação de forma tão lógica e brilhante como a que foi elaborada por vc .
O mais interessante de tudo, é que, não sei qual a sua direção religiosa, mas, tenho certeza que sabe muito bem que dentro dessa cadeia estão montados os alicerces de , o que muitos consideram, a mais difícil doutrina ou religião que temos no mundo da Espiritualidade.
Tenho um grande amigo e guru, recentemente safenado e, em convalescença, que um dia, caso esteja aberto e disponível para algum tipo de conversa de natureza filosófica, psicológica e espiritual, os colocaria frente a frente, para que vcs dois pudessem se enriquecerem e se nutrirem com os acêrvos mentais dos quais vcs são são possuidores, colaborando, assim, os dois, para a construção de um mundo carente de saberes como o que vc acaba de me demonstrar, dominar, e, que ele também poderia acrescentar a seu cabedal de conhecimentos.
Como disse, estou até agora meio paralisado pelo brilhantismo do texto e, sobretudo, por nunca ter feito ligação lógica de tanta coisa que vai desaguar exatamente sobre minhas convicções religiosas e filosóficas.
Como vc sugeriu, estou em fase de mutações, mas, para isso estou tendo que fazer arrumações aqui em casa, para aqui permanecer ou para tomar outros rumos e, nessas arrumações, encontrarei determinado material de filosofia que possuo e, que, gostaria muito que desse uma avaliada, pois o reputo de grande valor para o meu aprendizado.
Meu filho no domingo, 9 de março, levou vários livros meus e vários deles de filosofia que também, caso venha a precisar e por acaso nós dois o tenhamos, estarão à sua disposição; Inclusive sobre física quântica, sobre espaço e fôrça e sobre o Princípio da Causalidade.
Mais uma vez, muito obrigado e, quando precisar, se é que precisa de alguém, pois, uma cabeça dessa envergadura se sutenta por si só, estarei à sua inteira disposição.
Um forte abraço e Fique com Deus

José Luis, Arquiteto

Anônimo disse...

Acabo de ler , pela segunda vez, o laudo astrológico que vc deixou aqui. Não me dei ao trabalho de rabiscá-lo, pois teria que pintar a folha toda. Edil, não mudo uma linha! Não questiono nada por enquanto. Sem palavras! Pra cada parágrafo uma passagem da minha vida. É perfeito! Adorei estar com você. Sua delicadeza em lidar com meus assuntos, sua objetividade e simplicidade tornaram este "bombril de existência" linear - e até interessante.......fazia tempo que eu não tinha algum interesse amoroso por mim... Foi muito bom. Me fez muito bem. Quanto aos textos, lerei e relerei - mudarei algumas coisas aqui dentro e cá fora também e continuarei em contato com você , com meus comentários e histórias incríveis que acontecem quando acho a minha nota que me dá compasso.

Renata Riecken, psicóloga

Anônimo disse...

Espero que fiques feliz ao saber que após as leituras que me recomendaste consigo perceber o que me acontece de forma muito mais clara. É realmente incrível como Marguerite Duras escreve como eu penso, inclusive no não respeito à gramática, em um estilo quase verborrágico tentando entender tudo o que fez parte da experiência, particularmente o que fez com que a experiência ocorresse.

Estou ainda absorvendo, e acabando de ler "A Felicidade Humana", tudo aquilo que tu me falaste.

Os estudos levaram-me a uma idéia: há alguma forma na qual tu possas me ensinar as bases da astrocaracterologia à distância? Após nossa consulta passei a observar o comportamento das pessoas e pude perceber seus focos de atenção e como há uma variedade deles; penso que seria muito bom para alguém que pretende entender as motivações humanas entender dos focos de atenção que são naturais a cada indivíduo. A enfase dos seus ensinamentos não seria a interpretação astrologica, mas como os focos funcionam na motivação humana.

Espero que tu possas encontrar uma forma de me ajudar com isso.

No mais, abraço e muito obrigado, não tem idéias de como sua arte pôde me ajudar.

Abraços..

Carlos Chies